segunda-feira, 7 de julho de 2014

Iluminação Apropriada

A iluminação é fundamental na composição de um ambiente, gerando equilíbrio, visibilidade e aconchego e, hoje, é um dos componentes mais importantes na arquitetura e decoração. Uma boa iluminação destaca significativamente a beleza de qualquer espaço. Deve ser muito bem pensada, considerando aspectos, como as dimensões do ambiente, a funcionalidade, as cores de paredes, pisos, mobiliário, objetos decorativos. A análise deve levar em conta o fluxo luminoso, como a luz deve ser distribuída no ambiente: difusa – Iluminando o ambiente inteiro por igual; dirigida – Iluminando um ponto focal. Uma sala de jantar, por exemplo, deve ter iluminação difusa em todo o ambiente, e um ponto direcionado para a mesa principal. Em seguida, deve-se pensar que tipo de iluminação deve ser usado: direta – onde o ponto de luz fica visível, como nas dicroicas, e indireta – onde
não é possível ver o ponto de luz, como nas sancas.





ILUMINAÇÃO DE AMBIENTES E LUMINÁRIAS

Cozinhas – Um dos ambientes mais ativos na casa precisa de um alto nível de luz, até mesmo dentro dos gabinetes e gavetas. A iluminação deve ser intensa e clara, para que o ambiente passe sempre a imagem de higiene e organização. Como também é um ambiente de convívio, você pode optar pela iluminação situada no teto para garantir uma boa divisão de luzes sem atrapalhar a permanência no local. Sugestão de iluminação: lâmpada fluorescente de cor branca, com potência proporcional ao tamanho do espaço a ser iluminado.




Salas de Jantar – Clássica ou moderna, você pode decorar sua sala de jantar para criar uma atmosfera mais graciosa ou um ambiente relaxado usando diversos estilos de iluminação. Lustres cintilantes, luminárias pendentes ou “downlights” podem ser colocados, mas o foco principal da iluminação de uma sala jantar deve estar obviamente na mesa. Entretanto, a sala inteira deve ser iluminada.





Sala de Estar – Na sala de estar, é onde se passa a maior parte do tempo com a família e amigos. Por isso, precisa ser aconchegante, confortável e funcional escolhendo estilos de iluminação que destacam seu gosto pessoal. O ideal é iluminar a sala de estar inteira para tornar o espaço amplo e tranquilo. Porém, coloque mais luz nas áreas onde for realizar tarefas, como ler, costurar, escrever ou jogar. Destaque com iluminação para uma obra-de-arte ou coleções. Sugestão de iluminação: para iluminação central é indicado o uso de lâmpadas incandescentes (um belo lustre, por exemplo) ou o uso de lâmpadas fluorescentes (distribuídas em um forro de gesso, por exemplo), caso a intenção seja destacar pontos estratégicos do ambiente é indicado o uso de lâmpadas alógenas.




Quartos – O estilo de iluminação tornam os quartos mais atraentes e confortáveis. Para iluminação geral, existem lâmpadas que iluminam totalmente o quarto quando aplicadas nas luminárias do teto. A iluminação indireta de luminárias de parede ou teto pode ser usada para produzir uma luz suave. E para a leitura na cama, existem estilos de iluminação que irão clarear as páginas de qualquer livro.




Home Office- Esta área demanda forte iluminação para aumentar a visibilidade nas tarefas. Uma boa regra é ter cerca de três vezes mais luz nas superfícies de trabalho do que no resto do cômodo. Para abajures de piso ou mesa de leitura, existem lâmpadas que proporcionarão uma generosa quantidade de luz sobre uma escrivaninha ou área de trabalho. Superfícies de trabalho para passatempos e artes são locais ideais para as novas fluorescentes com elevado índice de reprodução de cor.




Área Externa- Essa iluminação transmite o cenário da fachada, jardim, piscina. E destaca o que você quer que seja o centro das atenções.Desfrutar momentos ao ar livre pode ser muito prazeroso. Além de ser uma excelente oportunidade de reunir toda a família, as crianças adoram e até os mais velhos costumam se divertir bastante. Por isso é importante tomar alguns cuidados com a estética e principalmente com a segurança da área externa de sua casa, especialmente durante o período noturno. Para isso, uma boa iluminação é o começo de um ambiente aconchegante, acolhedor e seguro para todos os moradores.

Dentre os aparelhos de iluminação existentes, os mais usados na área externa são: arandelas, postes, refletores, espeto para jardins, tartarugas, tochas e balizadores.

Com os balizadores, por exemplo, é possível realçar outros elementos importantes da sua decoração. Trata-se de luminárias embutidas em pisos ou paredes que servem tanto para realçar o valor estético de sua projeção como também sinalizar a presença de degraus, evitando possíveis acidentes. 

Ainda buscando trazer mais segurança ao ambiente, mini postes que refletem a claridade diretamente no piso podem ser levados em consideração na hora da montagem da sua decoração. Postes brancos ficam muito bem quando colocados sobre pedrisco, ou então sobre pisos claros. Já os pretos são ideais para locais com gramados, sobre pisos escuros ou decks de madeira.

Lanternas de vidro com velas em meio ao ambiente são excelentes para dar um toque de requinte e romantismo ao paisagismo.





Mas muito cuidado com a iluminação externa, ela tem que ser específica, por causa da umidade.
Grande beijo!!!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário